terça-feira, 22 de novembro de 2011

Poema de Amor

Amor, um sentimento forte e puro,
como uma luz no escuro,
ó sentimento confuso
que não temos a capacidade de distinguir,

Amor, damos a vida por algo assim
que tem começo, meio e se puder não existirá um fim
algo que não contamos, não vemos, apenas sentimos,

Amor, cada dia que passa aumenta cada vez mais,
sem explicar como é capaz,
apenas sentimos

Amor, é como duas vidas em um só sentimento,
duas pessoas sem nenhum lamento,
apenas o amor, provido de felicidade
que não guarda rancor.

O que fazer quando se ama?
AME, como se não existisse o amanhã.



Autores: Paulo Henrique Bitencourt Guimarães & Caio Henrique Oliveira Sofiato.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Quinhentismo

   O Quinhentismo seria o estilo literário que fala sobre todas as manifestações literárias formuladas no Brasil, desde à época de seu descobrimento no sec. XVI.
Este estilo tem como formação o renascimento, que estava com seu ápice na Europa; o tema central do         Quinhentismo era as grandes navegações e a conquista espiritual, resultado da política Portuguesa da contra-reforma e  representada pela leitura jesuíta da “ Companhia de Jesus”.
   A leitura jesuítica fora conseqüência da contra-reforma, objetivo que acabava determinando a sua produção sobre a literatura, tanto na poesia quanto no teatro.
   Existiu-se a literatura classicista, que obteve início em 1527, quando retornou à Itália o poeta Sá de Miranda.  O mesmo inventara o verso decassílabo em oposição à redondilha medieval ( entre 5 a 7 sílabas), que acabara sendo chamada de medida velha. Portanto Sá de Miranda não trouxe à Portugal apenas uma medida diferente mas um refinamento ao gosto poético.
   Junto à esta invenção do decassílabo, foram cultivadas também novas formas, usadas atualmente, como os sonetos (dois quartetos e tercetos, com metrificação em decassílabos e rimas em esquemas rigorosos), a onde ( poesia de exaltação ), écloga ( que tematiza o amor pastoril ), epístola ( carta em versos ).
A substituição do verso redondilha pelo decassílabo não se dera por forma imediata, pois ambas as medidas conviveram por grande parte do sec. XVI.

Referência Bibliográfica: http://pt.wikipedia.org/wiki/Quinhentismo

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Revolução Industrial

   A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra no século XVIII, expandiu-se pelo mundo no século XIX, foi um conjunto de mudanças tecnológicas com impacto no processo social e econômica.
   No decorrer do processo a agricultura sofreu mudanças, as máquinas tomaram conta do trabalho braçal ( feito por homens), uma nova relação entre capital e trabalho e relações entre nações estabeleceram-se e surgiu o fenômeno da cultura de massa, dentre outros eventos.
   Isto somente foi possível com uma combinação de fatores, como a liberdade da economia, e a invenção de máquinas como o motor a vapor, nesta época o capitalismo ficou cada vez mais conhecido, sendo hoje a maior atividade do mundo.
   Antes da Revolução Industrial o trabalho era feito artesanalmente, ou seja, feita por homens. Depois da Revolução o trabalho artesanal foi trocado pelas máquinas que eram mais rápidas e produziam muito mais em pouco tempo.
   O principal pioneiro deste processo de Revolução foi o Reino Unido, com os seguintes fatores:
- Aplicação de uma política econômica liberal desde o século XVIII.
- Processo de enriquecimento britânico, que forneceu ao seu capitalismo a estabilidade que faltava para expandir os investimentos e ampliar os lucros.
- A burguesia inglesa tinha capital suficiente para financiar as fábricas, adquirir matéria-prima e máquinas.
Os principais avanços tecnológicos na época:
Século XVII
1698 Thomas Newcomen em Staffordshire, na Grã-Bretanha, instala um motor a vapor para esgotar água em uma mina de carvão.
Século XVIII
1708 - Jethro Tull (agricultor), em Berkshire, na Grã-Bretanha, inventa a primeira máquina de semear puxada a cavalo, permitindo a mecanização da agricultura.
1709 - Abraham Darby, em Coalbrookdale, Shropshire, na Grã-Bretanha, utiliza o carvão para baratear a produção do ferro.
1733 - John Kay, na Grã-Bretanha, inventa uma lançadeira volante para o tear, acelerando o processo de tecelagem.
1740 - Benjamin Huntsman, em Handsworth, na Grã-Bretanha, descobre a técnica do uso de cadinho para fabricação de aço.
1761 - Abertura do Canal de Bridgewater, na Grã-Bretanha, primeira via aquática inteiramente artificial.
1764 - James Hargreaves, na Grã-Bretanha, inventa a fiadora "spinning Jenny", uma máquina de fiar rotativa que permitia a um único artesão fiar oito fios de uma só vez.
1765 - James Watt, na Grã-Bretanha, introduz o condensador na máquina de Newcomen, componente que aumenta consideravelmente a eficiência do motor a vapor.
1768 - Richard Arkwright, na Grã-Bretanha, inventa a "spinning-frame", uma máquina de fiar mais avançada que a "spinning jenny".
1771 - Richard Arkwright, em Cromford, Derbyshire, na Grã-Bretanha, introduz o sistema fabril em sua tecelagem ao acionar a sua máquina - agora conhecida como "water-frame" - com a força de torrente de água nas pás de uma roda.
1776 - 1779 - John Wilkinson e Abraham Darby, em Ironbridge, Shrobsihire, na Grã-Bretanha, constroem a primeira ponte em ferro fundido.
1779 - Samuel Crompton, na Grã-Bretanha, inventa a "spinning mule", combinação da "water frame" com a "spinning jenny", permitindo produzir fios mais finos e resistentes. A mule era capaz de fabricar tanto tecido quanto duzentos trabalhadores, apenas utilizando alguns deles como mão-de-obra.
1780 - Edmund Cartwright, de Leicestershire, na Grã-Bretanha, patenteia o primeiro tear a vapor.
1793 - Eli Whitney, na Geórgia, Estados Unidos da América, inventa o descaroçador de algodão.
1800 - Alessandro Volta, na Itália, inventa a bateria elétrica.
Século XIX
1803 - Robert Fulton desenvolveu uma embarcação a vapor na Grã-Bretanha.
1807 - A iluminacão de rua, a gás, foi instalada em Pall Mall, Londres, na Grã-Bretanha.
1808 - Richard Trevithick expôs a "London Steam Carriage", um modelo de locomotiva a vapor, em Londres, na Grã-Bretanha.
1825 - George Stephenson concluiu uma locomotiva a vapor, e inaugura a primeira ferrovia, entre Darlington e Stockton-on-Tees, na Grã-Bretanha.
1829 - George Stephenson venceu uma corrida de velocidade com a locomotiva "Rocket", na linha Liverpool - Manchester, na Grã-Bretanha.
1830 - A Bélgica e a França iniciaram as respectivas industrializações utilizando como matéria-prima o ferro e como força-motriz o motor a vapor.
1843 - Cyrus Hall McCormick patenteou a segadora mecânica, nos Estados Unidos da América.
1844 - Samuel Morse inaugurou a primeira linha de telégrafo, de Washington a Baltimore, nos Estados Unidos da América.
1856 - Henry Bessemer patenteia um novo processo de produção de aço que aumenta a sua resistência e permite a sua produção em escala verdadeiramente industrial.
1865 - O primeiro cabo telegráfico submarino é estendido através do leito do oceano Atlântico, entre a Grã-Bretanha e os Estados Unidos da América.
1869 - A abertura do Canal de Suez reduziu a viagem marítima entre a Europa e a Ásia para apenas seis semanas.
1876 - Alexander Graham Bell inventou o telefone nos Estados Unidos da América (em 2002 o congresso norte-americano reconheceu postumamente o italiano Antonio Meucci como legítimo invetor do telefone)
1877 - Thomas Alva Edison inventou o fonógrafo nos Estados Unidos da América.
1879 - A iluminação elétrica foi inaugurada em Mento Park, New Jersey, nos Estados Unidos da América.
1885 - Gottlieb Daimler inventou um motor a explosão.
1895 - Guglielmo Marconi inventou a radiotelegrafia na Itália.

Referência Bibliografia:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Industrial

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Resenha do livro "Édipo Rei"

  O livro "Édipo Rei" de Sófocles foi dramatizado e sua estética igual à um teatro.
  Seu foco principal é tratar sobre o destino e seu poder em tornal algo totalmente louco em verdade. No decorrer do livro observamos que o rei de Corínto teve um filho que se chama de Édipo, Layo foi ao oráculo para descobrir que surpresas o aguardavam no decorrer da vida de seu filho ( Édipo ). Ao tentar descobrir o destino de seu filho, acaba tendo uma notícia trágica, o destino de Édipo era matar seu próprio pai e casar-se com sua mãe.
  Ao descobrir isto Layo leva seu filho às montanhas e amarrou-o de cabeça para baixo com um cravo em um dos seus pés , porém o menino foi encontrado por um pastor e levado ao rei Políbios, que o adotou. Essa foi a origem da confusão de Édipo e foi daí que veio seu nome: "oidípous" significa "pé inflamado".
  Édipo cresceu e após ser insultado por um bêbado em um bar, vai ao oráculo consultar sua verdadeira origem, fazendo isso Édipo descobre que estava destinado a matar seu verdadeiro pai o rei de Conrínto, temendo isso Édipo foge. No meio da viagem em uma encruzilhada Édipo se depara com uma carruagem real, que ordena rudemente a Édipo que se afaste e tenta empurrá-lo para fora da estrada, contudo inicia uma batalha , onde Édipo acaba matando todos.
  Édipo acaba sendo nomeado rei de Corínto e casa-se com a viúva de Layo ( Jocasta ). Porém uma terrível maldição caira sobre Tebas, maldição que seria afastada apenas quando o assassino de Layos fosse descoberto. Temendo isso Édipo acaba arrancando seu próprios olhos e retorna ao oráculo para descobrir do seu passado, e percebe que acabou matando seu próprio pai e casando-se com sua mãe.


CURIOSIDADE:
A doença complexo de Édipo taxado pelo psicanalista Freud para designar casos de amor entre filhos e mães foi nomeado por causa dos acontecimentos tratados no livro.

REFLEXÃO:
- Será que conseguimos mudar nosso destino?
- Se poderiamos voltar ao passado faríamos tudo denovo? 
 

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Substantivos




Substantivos são aquelas palavras que caracterizam a frase, sem o substantivo nao podemos construir um texto, um texto sem substantivos nao tem sentido, pois este conceito é o mais generalizado possível, os substantivos são palavras comuns, como: chuveiro; casa; cama; Belo Horizonte; Brasil; dentre muitas outras palavras comuns para nós.




Classificação do substantivo:

Os substantivos classificam-se em:

--> COMUNS: referem-se a qualquer ser de uma espécie, sem partucularizá-lo > açúcar, bolo.

--> PRÓPRIOS: nomeiam um ser em particular, destacando-o dentro da espécie ou do grupo; são grafados com letra maiúscula > Japão, Campinas.

--> CONCRETOS: nomeiam seres com existência própria, isto é, que não dependem de outro ser para existir > lápis, gato.

--> ABSTRATOS: nomeiam ações, qualidades, estados, sentimentos, isto é, seres que só existem em outros ou a partir da existência de outros seres > ensino, bravura, pobreza.

--> COLETIVOS: designam uma pluraluidade de seres da mesma espécie > multidão, antologia.




Classificação do substantivo quanto à formação

Quanto à formação, os substantivos classificam-se em:

--> ABSTRATOS: são aqueles que dão origem a outras palavras > livro, pedra.

--> DERIVADOS: são os que se originam de outras palavras > livraria, pedregulho.

--> SIMPLES: são os dormados por apenas uma palavra > terra, homem.

--> COMPOSTOS: são os formados por mais de uma palavra > beija-flor, lobisomem.







Gênero do substantivo

A flexão do gênero é uma só, com pouquíssimas variações: forma-se o feminino pela troca das vogais O e E por A ou pelo acréscimo da desinência -a

> lobo --> loba

> mestre --> mestra

> autor --> autora




EXCEÇÕES:

avô --> avó

órfão --> órfã

leão --> leoa

valentão --> valentona







Número dos substantivos simples

O plural dos substantivos simples se faz pelo acrécimo da desinência -s > peixe --> peixes

Há entretanto, alguns substantivos simples que fazem o plural de outras maneiras, dependendo de suas terminações. Por exemplo:




-->os substantivos terminaod em -r, -s ou -z dazem o plural acrescentando-se -es > açúcar --> açúcares

> mês --> meses.




--> os substantivos terminados em -l fazem geralmente o plural substuindo-se por -is > canal --> canais.







Plural dos substantivos compostos

--> Pluralizam-se as palavras variáveis ( substantivo e adjetivo ) e não se pluralizam as invariáveis ( verbos, advérbios e interjeições ) que compõe o substantivo composto.




> tenentes-coronéis pequenos-burgueses

subst. subst. adj. subst.






-->Pode-se pluralizar apenas o primeiro substantivo se o segundo funcionar como especificador, com ou sem o auxílio de preposição.




> pés-de-meia pombos-correio







-->Nos compostos formados por palavras repetidas ou onomatopeias, pluraliza-se o segundo elemento.




> cirre-corres tico-ticos







--> Não se pluraliza o adjetivo contraído grã(o).




> grão-duques grã-cruzes







--> Nos nomes dos dias da semana pluralizam-se os dois elementos.




> terça-feiras quartas-feiras













Exercícios para treinar:




Passaremos alguns exercícios para aqueles que queirão exercitar-se mais:




1.Em que alternativa aparecem dos substantivos de gênero masculino?

a) cal – faringe

b) omoplata – lança-perfume

c) sentinela – dó

d) champanha – telefonema

e) alface – dinamite




2. Depende dos _______ a defesa dos _______ ameaçados.

a) Cidadões – animaizinhos

b) Cidadãos – animaizinhos.

c) Cidadãos – animalsinhos

d) Cidadões – animaisinhos

e) Cidadães – animalzinhos




3.Fazem o plural da mesma maneira que perdão:

a) cidadão – limão – verão

b) botão – caixão – quinhão

c) coração – capelão – paredão

d) anão – cristão – melão




4.Marque a alternativa que contenha substantivos, respectivamente, abstrato, concreto e concreto.

a) fada – fé – menino

b) fé – fada – beijo

c) beijo – fada – menino

d) amor – pulo – menino

e) menino – amor – pulo




5.Cáfila, matilha, alcateia, manada são coletivos, respectivamente de:

a) camelos, cães, lobos e cavalos.

b) insetos, cabras, lobos e cavalos.

c) moscas, carneiros, lobos e bois.

d) gafanhotos, cães, ladrões e bois.

e) n.d.a




6. Marque a alternativa em que está correta a forma plural.

a) Júnior – Júniors

b) Mal – maus

c) Fuzil – fuzíveis

d) Pagões – cidadãos

e) Pagãos – cidadãos




7.Assinale a alternativa incorreta:

a) Borboleta é um substantivo epiceno

b) Rival é comum de dois gêneros

c) Alface é substantivo masculino

d) Vítima é um substantivo sobrecomum

e) n.d.a




8. Numa das seguintes frases, há uma flexão de plural grafada erradamente:

a) os escrivães serão beneficiados por esta lei.

b) o número mais importante é o dos anõezinhos.

c) faltam os hifens nesta relação de palavras.

d) Fulano e Beltrano são dois grandes caráteres.

e) os répteis são animais ovíparos.




9. Assinale o par de vocábulos que fazem o plural da mesma forma que “balão” e “caneta-tinteiro”:

a) vulcão, abaixo-assinado;

b) irmão, salário-família;

c) questão, manga-rosa;

d) bênção, papel-moeda;

e) razão, guarda-chuva.




10. Assinale a alternativa em que está correta a formação do plural:

a) cadáver – cadáveis;

b) gavião – gaviães;

c) fuzil – fuzíveis;

d) mal – maus;

e) atlas – os atlas.




11. Indique a alternativa em que todos os substantivos são abstratos:

a) tempo – angústia – saudade – ausência – esperança– imagem;

b) angústia – sorriso – luz – ausência – esperança –inimizade;

c) inimigo – luz – esperança – espaço – tempo;

d) angústia – saudade – ausência – esperança – inimizade;

e) espaço – olhos – luz – lábios – ausência – esperança.




12. Assinale a alternativa em que todos os substantivos são masculinos:

a) enigma – idioma – cal;

b) pianista – presidente – planta;

c) champanha – dó(pena) – telefonema;

d) estudante – cal – alface;

e) edema – diabete – alface.




13. Sabendo-se que há substantivos que no masculino têm um significado; e no feminino têm outro, diferente. Marque a alternativa em que há um substantivo que não corresponde ao seu significado:

a) O capital = dinheiro;

A capital = cidade principal;




b) O grama = unidade de medida;

A grama = vegetação rasteira;




c) O rádio = aparelho transmissor;

A rádio = estação geradora;




d) O cabeça = o chefe;

A cabeça = parte do corpo;




e) A cura = o médico.

O cura = ato de curar.




14. Marque a alternativa em que haja somente substantivos sobrecomuns:

a) pianista – estudante – criança;

b) dentista – borboleta – comentarista;

c) crocodilo – sabiá – testemunha;

d) vítima – cadáver – testemunha;

e) criança – desportista – cônjuge.




15. Aponte a seqüência de substantivos que, sendo originalmente diminutivos ou aumentativos, perderam essa acepção e se constituem em formas normais, independentes do termo derivante:

a) pratinho – papelinho – livreco – barraca;

b) tampinha – cigarrilha – estantezinha – elefantão;

c) cartão – flautim – lingüeta – cavalete;

d) chapelão – bocarra – cidrinho – portão;

e) palhacinho – narigão – beiçola – boquinha.




16. Dados os substantivos “caroço”, “imposto”, “coco” e “ovo”, conclui-se que, indo para o plural a vogal tônica soará aberta em:

a) apenas na palavra nº 1;

b) apenas na palavra nº 2;

c) apenas na palavra nº 3;

d) em todas as palavras;

e) N.D.A.




17. Marque a alternativa que apresenta os femininos de “Monge”, “Duque”, “Papa” e “Profeta”:

a) monja – duqueza – papisa – profetisa;

b) freira – duqueza – papiza – profetisa;

c) freira – duquesa – papisa – profetisa;

d) monja – duquesa – papiza – profetiza;

e) monja – duquesa – papisa – profetisa.




18.O plural dos substantivos “couve-flor”, “pão-de-ló” e “amor-perfeito”, é:

a) couve-flores; pães-de-ló; amores-perfeitos;

b) couves-flores; pães-de-ló; amores-perfeitos;

c) couves-flores; pão-de-ló; amor-perfeitos;

d) couves-flores; pão-de-lós; amores-perfeitos;

e) couves-flores; pães-de-ló; amor-perfeitos.




19. Indique o grupo de substantivo que só admite o artigo “o” :

a) cal, dó, sentinela;

b) contralto, eczema, aluvião;

c) hosana, apêndice, apendicite;

d) telefonema, eclipse, afã;

e) trama, elipse, omoplata.




20. Indique a alternativa que apresenta erro na forma do plural:

a) sol: sóis; fúsil: fúseis; anão: anões;

b) peão: peões; guardião: guardiãos; caráter: caracteres;

c) órgão: órgãos;corrimão: corrimãos; mel: méis;

d) sótão: sótãos; álcool: álcoois; cônsul: cônsules;

e) faisão: faisães; anil: anis; capitão: capitães.




21. Assinale a alternativa que contiver todos os termos com plural correto:

a) luso-brasileiras; rosas-chá; sapatos-areia; decretos-lei;

b) guardas-marinha; prócers; procônsules; totens;

c) grã-cruzes; chefes-de-seção; surdo-mudos; primas-donas;

d) saias-calças; ouvidores-mor; baixos-relevos; gatos-pingados;

e) sapatos-de-cristais; coronéis-de-barrancos; olhosde-gatos.




22. Entre os substantivos aqui relacionados, há um que é do masculino qual?

a) hóstia;

b) Anátema;

c) Ráfia;

d) Antífona;

e) Estenia.




Gabarito

1-d 2-b 3-b 4-c 5-a 6-e 7-c 8-d 9-c 10-e 11-d 12-c 13-e 14-d 15-c 16-e 17-e 18-b 19-d 20-b 21-a 22-b

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Festa da Solidariedade Salesiano 2011

No dia 18 de Junho de 2011, o Colégio Salesiano comemorou a Festa Junina da Solidariedade, que fez muito sucesso com suas atrações e tradições como quadrilha, caldos, churrasco, doces e muito mais.

A festa contou com a ajuda dos alunos dançando a tradicional quadrilha desde o Fundamental até o Ensino Médio e com os grupos Boi Rosado e Sarandeiros. 

O melhor é que o lucro arrecadado será destinado a asilos, creches e instituições que serão visitadas pelos alunos ao longo do ano. 


Algumas fotos:


Família Salesiana


Bonitinhos!!


1° ano B


Alunos...

Confira mais fotos da festa aqui:

http://www.colegiosalesiano.com.br/portal/index.php/fotos-2011/junho/category/77-festa-junina-da-solidariedade-parte-i

http://www.colegiosalesiano.com.br/portal/index.php/fotos-2011/junho/festa-da-junina-da-solidariedade-parte-ii

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Reforma Ortográfica

Em 2009 foi feito um novo acordo ortográfico, provocando alterações na língua portuguesa. Esse acordo abrange os países em que a língua portuguesa é oficial. Esses países são: Brasil, Angola, Portugal, Guiné-Bissau, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.


De acordo com esse tratado as mudanças provocadas são:


Acentuação:


  1. Acentuação dos ditongos das palavras paroxítonas:
  • Some o acento dos ditongos (quando há duas vogais na mesma sílaba) abertos éi e ói das palavras paroxítonas (as que têm a penúltima sílaba mais forte). Exemplos: Idéia → Ideia/ Bóia → Boia/ Estréia → Estreia.
  2. Acento circunflexo em letras dobradas:
  • Desaparece o acento circunflexo das palavras terminadas em êem e ôo (ou ôos). Exemplos: Crêem → Creem/ Vôos → Voos/ Vêem → Veem.
  3. Acento agudo de algumas palavras paroxítonas:
  • Some o acento no i e no u fortes depois de ditongos (junção de duas vogais), em palavras paroxítonas. Exemplos: Feiúra → Feiura/ Baiúca → Baiuca.
  4. Acento diferencial:
  • Some o acento diferencial (aquele utilizado para distinguir timbres vocálicos). Exemplos: Pêlo → Pelo/ Pára → Para/ Pêra → Pera.
  5. Acento agudo no u forte:
  • Desaparece o acento agudo no u forte nos grupos gue, gui, que, qui, de verbos como averiguar, apaziguar, arguir, redarguir, enxaguar. Exemplos: Averigúe → Averigue/ apazigúe → apazigue/ ele argúi → ele argui.

Alfabeto:
  1. Inclusão de três letras:
  • Passa a ter 26 letras, ao incorporar as letras “k“, “w” e “y“.

Grafia (Portugal):
  2. Alterações limitadas a Portugal:
  • Desaparecem o c e o p de palavras em que essas letras não são pronunciadas. Exemplos: acção → ação/ acto → ato/ óptimo → ótimo.

Hífen:
 1. Eliminação do hífen nos seguintes casos:
  • Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente. Exemplos:  extra-escolar → extraescolar/ aero-espacial → aeroespacial.
  • Quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes serem duplicadas. Exemplos:  anti-religioso → antirreligioso/ anti-semita → antissemita.

Trema:
 1. Extinção do trema: 
  • Desaparece em todas as palavras. Exemplos: freqüente → frequente/ lingüiça → linguiça/ seqüestro → sequestro.

Referência bibliográfica:
http://www.reformaortografica.com/     

segunda-feira, 30 de maio de 2011

A comunicação vence a solidão - Reduzir Reutilizar Reciclar

Através deste trabalho, estudamos os elementos da comunicação e percebemos a importância da linguagem mista (linguagem não verbal e verbal) na interação entre as pessoas. 



Visitamos a SLU (Superintendência de Limpeza Urbana), localizada na BR 040, tiramos fotos dos processos de reciclagem de entulho, reciclagem orgânica e oficina de reutilização de lixo.



Depois, elaboramos o mural, expondo as fotos na área de convivência do Colégio Salesiano e mostrando para os alunos que reciclagem não envolve somente plástico, papel, vidro ou metal, mas vários outros tipos de lixo.
Fotos:


                                           Coleta Seletiva
                                            Triagem do entulho
                                            Usina de Reciclagem de Entulho
                                            Bloco feito de entulho reciclado

                                            Horta da SLU
                                           Compostagem Orgânica
                                            Trituragem
                                            Depósito de Adubo
                                            Triagem do Adubo
                                             Separação do lixo orgânico
                                            Usina de Compostagem de Orgânicos
                                             Placa de energia solar reciclado

                                             Telha reciclada
                                             Puffs reciclados

                                             Brinquedos reciclados
                                              Painel de cacos de vidro
                                                      Blusa feita de pet

terça-feira, 24 de maio de 2011

Projeto Circuito do Livro - Reinações de Narizinho

O projeto Circuito do Livro foi realizado em quatro partes: primeiro, escolhemos uma obra clássica para adaptação; depois, desenvolvemos um projeto a fim de organizar as etapas do trabalho; em seguida, adaptamos a obra para texto dramático; e, posteriormente, apresentamos para a turma um teatro sobre a obra escolhida.
Clique abaixo e assista ao teatro:
Nosso grupo escolheu a obra “Reinações de Narizinho” para realizar o trabalho e escolheu o capítulo “O Casamento” para fazer o teatro. Após aulas cedidas pela professora Viviana, o projeto foi desenvolvido perfeitamente e de acordo com o esperado.
A filmagem foi realizada no espaço cedido pelo Colégio Salesiano.