segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Quinhentismo

   O Quinhentismo seria o estilo literário que fala sobre todas as manifestações literárias formuladas no Brasil, desde à época de seu descobrimento no sec. XVI.
Este estilo tem como formação o renascimento, que estava com seu ápice na Europa; o tema central do         Quinhentismo era as grandes navegações e a conquista espiritual, resultado da política Portuguesa da contra-reforma e  representada pela leitura jesuíta da “ Companhia de Jesus”.
   A leitura jesuítica fora conseqüência da contra-reforma, objetivo que acabava determinando a sua produção sobre a literatura, tanto na poesia quanto no teatro.
   Existiu-se a literatura classicista, que obteve início em 1527, quando retornou à Itália o poeta Sá de Miranda.  O mesmo inventara o verso decassílabo em oposição à redondilha medieval ( entre 5 a 7 sílabas), que acabara sendo chamada de medida velha. Portanto Sá de Miranda não trouxe à Portugal apenas uma medida diferente mas um refinamento ao gosto poético.
   Junto à esta invenção do decassílabo, foram cultivadas também novas formas, usadas atualmente, como os sonetos (dois quartetos e tercetos, com metrificação em decassílabos e rimas em esquemas rigorosos), a onde ( poesia de exaltação ), écloga ( que tematiza o amor pastoril ), epístola ( carta em versos ).
A substituição do verso redondilha pelo decassílabo não se dera por forma imediata, pois ambas as medidas conviveram por grande parte do sec. XVI.

Referência Bibliográfica: http://pt.wikipedia.org/wiki/Quinhentismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário