terça-feira, 1 de novembro de 2011

Resenha do livro "Édipo Rei"

  O livro "Édipo Rei" de Sófocles foi dramatizado e sua estética igual à um teatro.
  Seu foco principal é tratar sobre o destino e seu poder em tornal algo totalmente louco em verdade. No decorrer do livro observamos que o rei de Corínto teve um filho que se chama de Édipo, Layo foi ao oráculo para descobrir que surpresas o aguardavam no decorrer da vida de seu filho ( Édipo ). Ao tentar descobrir o destino de seu filho, acaba tendo uma notícia trágica, o destino de Édipo era matar seu próprio pai e casar-se com sua mãe.
  Ao descobrir isto Layo leva seu filho às montanhas e amarrou-o de cabeça para baixo com um cravo em um dos seus pés , porém o menino foi encontrado por um pastor e levado ao rei Políbios, que o adotou. Essa foi a origem da confusão de Édipo e foi daí que veio seu nome: "oidípous" significa "pé inflamado".
  Édipo cresceu e após ser insultado por um bêbado em um bar, vai ao oráculo consultar sua verdadeira origem, fazendo isso Édipo descobre que estava destinado a matar seu verdadeiro pai o rei de Conrínto, temendo isso Édipo foge. No meio da viagem em uma encruzilhada Édipo se depara com uma carruagem real, que ordena rudemente a Édipo que se afaste e tenta empurrá-lo para fora da estrada, contudo inicia uma batalha , onde Édipo acaba matando todos.
  Édipo acaba sendo nomeado rei de Corínto e casa-se com a viúva de Layo ( Jocasta ). Porém uma terrível maldição caira sobre Tebas, maldição que seria afastada apenas quando o assassino de Layos fosse descoberto. Temendo isso Édipo acaba arrancando seu próprios olhos e retorna ao oráculo para descobrir do seu passado, e percebe que acabou matando seu próprio pai e casando-se com sua mãe.


CURIOSIDADE:
A doença complexo de Édipo taxado pelo psicanalista Freud para designar casos de amor entre filhos e mães foi nomeado por causa dos acontecimentos tratados no livro.

REFLEXÃO:
- Será que conseguimos mudar nosso destino?
- Se poderiamos voltar ao passado faríamos tudo denovo? 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário